
No último dia 21 de setembro, comemoramos o dia da árvore. O objetivo da criação desse dia é preservar e valorizar a flora, educando e conscientizando a população para proteger esse elemento essencial para a vida. Além da beleza, as árvores refrescam naturalmente o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem gás carbônico na queima de combustíveis. Isso significa mais oxigênio para nós humanos.
Porém o que se vê é exatamente o contrário, queimadas e desmatamentos ocupam o lugar no cenário ambiental, dificultando ou esgotando toda a contribuição natural que as árvores dão ao planeta e à população. Outro fator importante devido à falta de consciência em relação às plantas é o perigo da extinção, no Brasil inúmeras arvores ja entraram nesse triste dado, como o pau-brasil, símbolo de nosso terra.
O fato é que, atualmente o dia da árvore não deveria estar relacionado à palavra comemoração, mas sim com a conscientização.
Portanto o ser humano não deve assistir a tudo isso de forma impotente. O futuro do planeta e do meio ambiente está na mão de cada um de nós, ou seja, a contribuição, mesmo que pequena, tem que ser feita já.
.
ilustração retirada de : http://www.ecoar.org.br/novo/imagens/imprensa/Especies/Arvore_babosa.jpg