sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Projeto Tietê



No ano de 1992 o Governo Estadual, por meio da SABESP deu inicio ao Projeto Tietê, que tem a intenção de despoluir as águas deste rio. O Tietê ocupa quase um terço de todo o território do estadual e é considerado um dos rios mais poluídos do mundo. Vale lembrar que os principais poluentes do rio são agrotóxicos usados na lavoura, lixo industrial e metais pesados usados na indústria e mineração, detergentes e sabão em pó

O projeto começou por virtude de uma manifestação iniciada pela rádio Eldorado e pelo Jornal da Tarde, seguido de um abaixo-assinado com mais de 1,2 milhões de assinaturas, clamando pela despoluição do rio Tietê. Podemos considerar que o projeto teve inicio em 1995, pois durante três anos as mudanças do rio caminhavam lentamente.

A primeira etapa do projeto durou de 1992 até 1998. Nesta etapa foram construídas 3 novas estações de tratamento de esgoto (São Miguel, Parque Novo, ABC), mais 15000 km de novas redes coletoras de esgotos, entre outros. As primeiras cidades que foram beneficiadas com o projeto foi Itu e Salto, foram às primeiras que viram os peixes voltarem às águas do rio.

A segunda etapa do projeto foi iniciada em 2002, um investimento de US$ 400, e está prevista para terminar no primeiro semestre de 2008. Além dos benefícios ambientais que este projeto trás para o nosso estado, trás também novas oportunidades de emprego, e a queda da mortalidade infantil.

Cabe a nós, habitantes da cidade de São Paulo, principalmente, tomarmos consciência do quanto nossa cidade é poluída e do quanto nós podemos colaborar para que isso diminua cada vez mais.


Fonte: http://www2.sabesp.com.br/projetotiete/projeto/linha_tempo/linha_tempo.asp

OBS.: Agradecemos a nossa colega de classe Andréia Albuquerque por ter nos cedido a foto do template do blog. Obrigada!

5 comentários:

Virginia Toledo disse...

lelezita
ta de parabens!
adorei o projeto! e é isso ai, só assuntos mega importantes no nosso blog, to vendo que nos tornaremos todas jornalista ambientais rs, seria liiiindo né?

bjo bjo

Giulia Smania disse...

Oi Lelê!
Agora sim eu consegui ver o seu post...
Esse projeto é realmente fundamental...muito importante falar dele!
Parabéns amiga!
bjinhos

Carolina Medeiros disse...

É lê, bem legal o post!
e tb vc agradeceu a Déa pela foto!hehe
bacana!
bjs

Editora PolkaDots disse...

O bom é vc coloca meu nome errado...rs

Islo Nantes disse...

O Rio Tamisa na Inglaterra ja foi um rio morto e mais poluido do que o Tiete e hoje tem peixe demais e ate mercados para vender os peixes que se pescam la.

Mas alem de despoluir, precisamos repor a matas ciliares.