quinta-feira, 15 de abril de 2010

E adivinha quem come o peixe?

Estava buscando uma notícia para postar aqui (no renascimento do Realidade Natural) e uma me chamou bastante a atenção. Quando terminei de lê-la encontrei uma outra notícia dentro daquela que li. Sempre que nós pensamos em meio ambiente, associamos o tema com o fim, a redução, ou a modificação da fauna e da flora do mundo. Mas, porque é que nos esquecemos, na maioria das vezes, que se a natureza se modificará, quem mais sairá perdendo somos nós?

A notícia da Folha Online falava sobre a quantidade de lixo que foi recolhida das correntes marítimas, no ano passado durante um dia de limpeza que acontece anualmente. O número divulgado pelo grupo Conservação Oceânica foi de mais de 10 milhões de peças de lixo, com a colaboração de aproximadamente meio milhão de voluntários.

(Este ano o dia da limpeza está previsto para 25 de setembro)

Como a coleta teve âmbito mundial, o país vencedor foi os Estados Unidos que recolheu 40% do lixo calculado, isto porque a quantidade de voluntários na ação era bastante grande – o que faz muita diferença na hora da limpeza.

Os lixos encontrados no mar norte-americano eram coisas como, tampas de garrafas, embalagens de latas de cerveja, pontas de cigarro, máquinas de lavar, materiais de construção, fraldas, preservativos e lixo médico.

O cenário é bastante preocupante. Cerca de 20% dos itens coletados representa ameaça à saúde pública. Além disso, os animais marinhos podem ingerir plástico flutuante, já que quando se acumulam nos oceanos, ficam muito parecidos com organismos dos plânctons.

Ou seja, se peixes e outros animais estão ingerindo este tipo de material, e dessa forma absorvem as toxinas dos plásticos, o ponto final do peixe, são as pessoas que o comem. E adivinha quem come o peixe?

2 comentários:

Giulia Smania disse...

Ótimo para voltarmos a ativa Lele!

Eu fico revoltada quando vejo pessoas jogando lixo no chão, me irrita a despreocupação das pessoas, com a limpeza e o cuidado com o meio q vivemos...
essa questão do mar é muito séria, pq diferente das ruas não vemos. e é muito lixo nos mares!

beijo Giu

Virginia Toledo disse...

Arrasou Lelê ! Jogar lixo na rua já uma vergonha, agora jogar no mar já uma covardia! e Vamo que vamo no nosso blog! Fazer a nossa parte pra melhorar esse mundo!