quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A esperança chama-se reciclagem

A principal dúvida que as pessoas têm em relação à questão da reciclagem é se ela realmente funciona e até que ponto é essencial para a sobrevivência da população e para garantir o futuro da humanidade.

È ai que se chega à questão do desenvolvimento sustentável, ou seja, suprir as necessidades básicas da atual geração sem prejudicar a de gerações futuras. Partindo desse conceito a grande ferramenta para a garantia de vida das populações é a questão do lixo. Recentemente cientistas se basearam na utilização da teoria dos 3 R’s como tentativa para esse problema mundial. O primeiro é a redução, que se refere à economia e o consumo consciente; o segundo a reutilização, que é o máximo aproveitamento dos materiais; e por último tão importante quanto os primeiros vem a reciclagem, que faz os materiais retornar em à cadeia produtiva para um novo ciclo de utilização.
É como afirma a estudante de Saneamento e Controle Ambiental, com ênfase em reciclagem, da UNICAMP, Maria Esther Antunes de Toledo: “Antes de se reciclar é necessário pensarmos em reduzir o consumo de produtos, despertando na população a noção de consumo consciente”.

Com o aumento acelerado da população mundial e consequentemente do lixo produzido, mais do que nunca é necessária a conscientização dos cidadãos do mundo para cada um fazer sua parte. Segundo Maria Esther: “ Segregar o resíduo e destinar à coleta seletiva é uma parte deste processo e essencial mas lembrando que a mudança de hábitos é inquestionavelmente o principal, pois só assim conseguiremos preservar o meio ambiente”.

Mas de acordo com o dono da empresa GTF que comercializa materiais para reciclagem, Roberto Torres, uma noticia animadora: A população nos trás cada vez mais produtos para a reciclagem porque aumentou o conceito de cuidar do meio ambiente. São materiais que eram jogados no lixo e que hoje em dia são trazidos para transformar o velho em novo, com preocupação voltada à natureza e posteriormente serem usados para fabricação de outros produtos”.

5 comentários:

Giulia Smania disse...

Vi!
A sua reportagem está demais! E a reciclagem, com certeza, é a ligação mais próxima da população com o cuidado e a preocupação com o meio ambiente.
Vou mostrar pro meu tio Vi!Ele vai gostar!

Te adoro! E parabéns!
beijos

Unknown disse...

Gente! agora que as aulas estão acabando, vão deixar o realidade natural ao leo?!
por favor, continuem postando enquanto eu vou matando a saudade por aqui.
beijos
adoro vocês.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Vinho, I hope you enjoy. The address is http://vinho-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Meu nome é Júlia tenho 10 anos,estou na 4série,estou fazendo um trabalho sobre reciclagem para feira de ciencias da minha escola.
Amei essa reportagem,sobre conciencia ambiental.Já pesquisei em varios sites,e com certeza essa reportagem foi muito útil já que tive a informação de que as pessoas estão mandando cada vez mais materias para serem reciclados,eu tambem comecei a fazer minha parte.Como li em outra reportagem em um outro saite: Trabalho de FORMIGUINHA,mas se cada um fizer sua parte teremos um munda melhor!!!! ADOREI BJS Júlia.