quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Era do Etanol ?


Para o governo brasileiro, investidores e pesquisadores otimistas, a resposta é afirmativa. O Brasil está mostrando ao mundo que os biocombustíveis podem ser usados para reduzir a dependência do petróleo e como fonte de energia menos poluente.
Recentemente o Presidente Lula fez uma viagem a países europeus com o objetivo de defender o etanol como fonte de energia limpa e para condenar as altas tarifas impostas pela União Européia sobre o combustível brasileiro.

O Governo tem apostado fortemente em programas de incentivo à produção e à exportação do etanol para garantir futura e progressivamente o fim da dependência dos países exportadores de petróleo. O Brasil tem tudo para ser um dos principais exportadores de biocombustível, o que, sem dúvida vai ajudar na produção de riquezas.
Em contrapartida cientistas e ambientalistas alertam sobre o perigo do crescimento acelerado e sem controle das plantações de cana-de-açúcar. Segundo eles, as terras nas quais são cultivados alimentos, e também as destinadas à criação de gado, perderiam espaço significativo, tornando a comida escassa e mais cara nas mesas dos brasileiros. Argumentam também que outro fator negativo é a ameaça a biomas importantes como o Pantanal e a Amazônia em função do crescimento da monocultura da cana.

É necessário que o governo e a iniciativa privada trabalhem de forma correta e consolidem o etanol brasileiro como combustível do futuro, mas que ao mesmo tempo haja rigor em relação às leis de preservação ambiental e de proteção aos outros produtos agropecuários.

2 comentários:

Giulia Smania disse...

Oi Vi!
O seu texto está muito bom Vi..parabéns menina!
E essa história do Etanol é longa e vai longe né..
O Brasil tem de valorizar sua matéria prima, mas principalmente não esquecer do meio ambiente e controlar as plantações de cana! Imagina, perder um espaço tão rico quanto o do pantanal e da amazônia para a produção de algo que poluirá o ar mais pra frente?! Não dá pra aceitar!

Beijos!
adoroooo!

Carolina Medeiros disse...

pois éé vi!
o que adianta um "combustível do futuro" que acabe com a amazônia e o pantanal?
é foda!
bjobjo

ps: é igual a soja essa história! pessoinhas que falam que são naturalistas, mas que porém consomem algo que acaba com a nossa mata!