sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Países em extinção

Muito se fala em aquecimento global, mas pouco se fala no “sumiço” que este problema já começa a causar. As ilhas paradisíacas do Pacifico Sul são uma das primeiras a sentirem os efeitos prejudiciais do aquecimento global, os países estão sumindo! Foi comprovado que desde o século passado a temperatura subiu 0,7 ºC e que o nível do mar cresce 1,07 milímetros por ano.

Os países mais atingidos são Tuvalu e Kiribati, ambos sofrem freqüentes inundações, principalmente nos períodos de janeiro a março. Quem conhece a paisagem atualmente desconhece as paisagens nas fotos turísticas. Os moradores tomam algumas atitudes, alguns constroem proteções à beira-mar para conter o avanço das águas, as proteções precisam ser refeitas frequentemente, outros moradores vão embora para outros países.


Especialistas afirmam que a melhor opção é sair do país. Sem esperanças os governos dos dois países organizaram uma retirada gradual. Há uma comunidade kiribatiana na Austrália. E os tuvaluanos, dois em cada dez, estão morando na Nova Zelândia. Porém há 10 anos, o governo australiano proibiu que os refugiados de Tuvaluu e Kiribati mudassem para a Austrália.

Até o fim deste século, a temperatura média do mundo pode aumentar 5,8 °C e o nível do mar subir até 48 cm. Com essa elevação, ilhas que estão apenas cerca de meio metro acima do nível do mar sofrerão permanentes inundações.

Medições das ultimas cinco décadas mostram que o nível do mar no pacífico sul está subindo 1 milímetro por ano. Se continuar nesse ritimo, a maioria das ilhas desaparecerá em poucas décadas.

Para ser sem-graça: finalmente foi descoberta a fórmula do "chá de sumiço".

fonte: Revista Super interessante, edição de janeiro/2007

7 comentários:

Chico Ribas disse...

Lelê... Infelizmente muita gente acha que o aquecimento global é tudo mentira. Infelizmente o mundo sofre consequências por conta dessas pessoas.
Acho um absurodo pessoas que acham que jogando lixo no chão estão "gerando" emprego... vê se pode?
Acho que essas pessoas só vão aprender quando as consequências disso tudo "baterem" na porta da casa de cada uma delas... infelizmente.

Beijos

Giulia Smania disse...

Oi Lelê!
Nossa menina...
Esse seu post é de uma importância imensa...porque só percebemos os danos quando eles passam a ser visuais, quando são perceptíveis...
Aposto que a população dessas ilhas, jogavam lixo no chão e faziam outras tantas coisas para prejudicarem o meio ambiente...e agora, eles próprios estão sumindo...

É amiga..é o chá do sumiço...triste trocadilho!

Mas adorei...parabéns!
Beijossss

Carolina Medeiros disse...

"Porém há 10 anos, o governo australiano proibiu que os refugiados de Tuvaluu e Kiribati mudassem para a Austrália."


e fora tudo isso que vc falou, percebemos a cooperação dos países de 1º mundo para com os de 3º mundo....
isso é o que mais me emputece!

mas enfim, legal lelê o post..

ahh, só uma curiosidade: esse país tuvalu, eu lembro que ue vi no globo reporter que ele ía sumir, e que também as redes de televisões mundiais compraram o domínio deles na internet pra poder usar o "www.algumacoisa.TV.com"

bjs

Virginia Toledo disse...

foda esse assunto lele.
adorei vc ter abordado ele!
só vivendo na pele pro povo cair na real. então ta ai. mais do que comprovado que o aquecimento global não é apenas uma teoria!

ta de parabens pelo post!

bjo

nando.nunes disse...

Muito bom seu post. Acho que os países ricos deveriam fazer alguma coisa, já que são eles que estão detonando a terra...

Anônimo disse...

isso lelê pode mete bronca nos paises de primeiro mundo. eles só prestam para acabar com a terra´principalmente os estados unidos que não quiz colaborar para a salvação desses pequenos países

Anderosn disse...

Tuvalu é um país com PIB crescente por alugar o domínio .TV na internet. Um país lindo, mas né, infelizmente, complicado...