terça-feira, 28 de agosto de 2007

Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia

Li em uma revista uma pequena nota, sobre uma geógrafa, Bertha Koiffman Becker, e dentre todos os seus estudos, estava sua participação neste “Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia”, fiquei interessada e fui pesquisar o que era. Apresento um pouco deste programa grandioso.
O experimento, chamado também de LBA, é uma iniciativa internacional de pesquisa liderada pelo Brasil. Foi planejado para criar novos conhecimentos, necessários para compreender todo o funcionamento da Amazônia: Clima, vegetação, biologia, hidrografia, impactos na terra e interações entre a Amazônia e o sistema biogeofísico global.
As duas questões centrais do LBA são compreender como funciona a Amazônia enquanto um sistema regional e como mudanças de uso da terra e do clima podem afetar esse funcionamento. O programa preocupa-se em reconhecer padrões e processos de como melhor definir as condições para operar na Amazônia. Mas, ao mesmo tempo, preocupa-se com as mudanças climáticas e ambientais que afetam o uso dos recursos e a população. É neste contexto que questões humanas inserem-se no experimento: Investigar os fatores humanos que podem diferenciar os processos na Amazônia e compreender como o homem pode sofrer ou adaptar-se a impactos de mudanças no clima ou nos ecossistemas. O LBA mostra o interesse da população em contribuir para reduzir os impactos da ocupação acelerada e buscar, assim, a integração entre as ciências humanas e naturais, é uma maneira de todos usufruírem dos resultados das pesquisas.
O experimento está contribuindo para um novo entendimento dos controles ambientais nos fluxos de energia, água, carbono e nutrientes da atmosfera Amazônica. São bases científicas voltadas para políticas do uso sustentável dos recursos naturais.

Para mais informações: http://lba.cptec.inpe.br/lba

3 comentários:

Letícia Dal' disse...

ó como eu comentei!

Virginia Toledo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virginia Toledo disse...

Giulia Smania!
arrasando nas noticias do nosso blog. ta de parabens futura jornalista ambiental!
bjs

30 de Agosto de