terça-feira, 9 de outubro de 2007

Aparados da Serra Gaúcha


A Serra Gaúcha contém paisagens lindas e únicas. E para poder descrever um pouco de sua beleza grandiosa, falarei dos Aparados da Serra Gaúcha.

Os Aparados da Serra são um conjunto de canyons e paredões que dividem abruptamente a região dos Campos de Cima da Serra do Litoral. Esse é um dos roteiros mais conhecidos por quem gosta de turismo ecológico. E é o Parque Nacional dos Aparados da Serra o maior atrativo e o melhor ponto de apoio para os turistas, com uma área de quase 12 mil hectares.

Os canyons esculpidos pela natureza oferecem um espetáculo impressionante. O nome de "aparados" dá bem idéia do que se vê: campos que, repentinamente, são aparados, avistando-se paredões retos, muitas vezes de rochas nuas, de até mil metros de profundidade.

O Parque Nacional dos Aparados da Serra inclui vários tipos de vegetação: na parte baixa, em Praia Grande, se encontra a Mata Atlântica, que sobe pelas encostas até uma altura de aproximadamente 600 metros. Na parte de cima, no planalto, estão presentes os campos e as matas de araucária - o pinheiro brasileiro e, nas bordas do planalto, há a mata baixa, com árvores de até oito metros de altura, com muitos musgos.

Dentro do parque está o mais conhecido dos canyons, o Itaimbezinho. O canyon tem 5,8 quilômetros de comprimento, e uma profundidade média de 600 metros, chegando a dois mil metros no seu início. Dentro dele corre o arroio Perdizes, que se lança, no início da canyon, em um profundo mergulho.

O colorido do parque fica ainda mais especial e bonito no inverno, já que o céu bem azul contrasta com o cinza das pedras e o amarelo dos campos.

Com todos esses atrativos e belezas naturais concentrados, a vontade de conhecer esses canyons fica ainda mais aguçada em nossas cabeças...quem sabe a próxima viagem?!


Foto: Zig Koch
Algumas informações retiradas do site:

Um comentário:

Liana Vidigal disse...

Giulia,
Gostei muito do texto, só achei que falta um final melhor.

Se puder, acrescente mais um parágrafo, ok?

[ ]