quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Escassez de água

A professora e estudante de geografia da USP, Melanie Fernandes Ribeiro, comenta sobre a possível escassez de água e as prováveis consequências para o mundo e seus habitantes:

Realidade Natural - Existe alguma previsão para a água do mundo se esgotar? Ou ainda nada pode ser confirmado sobre o assunto?
Melanie - Acredito que não haja uma data exata, provavelmente ela nunca se esgote completamente, pois o planeta Terra é composto por cerca de 70% água.Sendo que 97.5% são de água salgada e apenas 2,5% de água doce. Do total de água doce apenas 0,3% encontram-se em rios e lagos e podem ser utilizados diretamente pelo homem.Entretanto mesmo que não se esgote completamente, água potável será cada vez mais difícil de encontrar, teremos de apelar para os 68,9% da água das calotas polares e neves eternas e para os 29,9% encontrados nos aqüíferos.

RN - É verdade que o Brasil pode ser alvo de disputas por ser um dos países com maior concentração de água potável?
M - Sim, o Brasil possui cerca de 13,7% de toda água doce no mundo. Além de rios muito caudalosos e extensos o país possui a maior área do maior Aqüífero mundial, o Aqüífero Guarani.E já é alvo de disputas, já há algumas fontes sendo exploradas por empresas estrangeiras como a Nestlé e a Coca-Cola.

RN - Há recursos tecnológicos de tornar potável a água do mar, que é abundante? Isso seria viável?

M - Sim, existem técnicas de dessalinização da água do mar, portanto este processo é muito caro e pouco viável.O que só beneficiaria países mais ricos.Portanto depende de quem necessitaria deste processo e como este seria compartilhado com os demais povos.

RN - Você saberia nos dizer uma hipótese de quais serão as soluções quando isso acontecer com o mundo?

M - Não, esta situação é difícil de prever corretamente pois a tecnologia está em constante evolução. A extração de água de lençóis freáticos já é possível, portanto se considerar que a água potável de rios e lagos já está poluída e que este processo já é realizado, já existe uma solução.Lembrando, é claro, que a água dos aqüíferos por mais abundantes que sejam também poderão esgotar-se.

RN - Quais ações que a nossa sociedade e empresas privadas podem tomar para fazer a diferença futuramente?

M - Todos devemos utilizar conscientemente a água,sem desperdícios e sempre que possível reutilizando-a. Devemos também evitar continuar poluindo os rios, com a redução do uso de detergentes químicos, por exemplo, e procurar reverter as situações existentes através do tratamento das águas e projetos de revitalização dos rios. Diminuir a impermeabilização das cidades contribuiria com a quantidade de água nos aqüíferos e cursos d água.

5 comentários:

Virginia Toledo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virginia Toledo disse...

bárbara essa entrevista!!!
companheiras! nosso blog é um espetáculo!
estão todas de parabéns..
realmente é um aprendizado que todas estão só ganhando com isso!

beijos

Giulia Smania disse...

Eu também gostei da entrevista..
Acho que é uma forma de realmente mostrar que a gente está aprendendo e 'trabalhando'..hehe!

beijos

Letícia Dal' disse...

O blog não sabe contar o numero de comentários!
Apesar de nao ter tido participação ativa na elaboração da entrevista, achei ótima.
Um sucesso essas minhas meninas

Gabriela Maiolini disse...

MENINASSS MARAVLHOSAS ...
nosso blog é um sucesso .. hehehe

ja ta acabando as aulas e eu vo morre de saudade de acordar e ver vcs HAHHAHAHH "ahhhhh vo"

brincadeira. eu vo morre de saudades de VCS mas naum de ir p aula hehehe ..

beijosssss queridassss, AMOOOOO VCS