sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Baleias




Alguns países e organizações buscam a proibição permanente às caças as baleis para fins comerciais e científicos, enquanto outros buscam a volta de uma comercialização limitada. O site da BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/) publicou um link sobre as seis baleias mais caçadas no mundo, e a que está em primeiro lugar é a baleia Minke.

O Japão mata 440 baleias Minke por ano, justificando por razões científicas. A Noruega mata 500, por razões comerciais. Não existe um consenso sobre a quantidade dessas baleias no mundo, ambientalistas estimam que haja 130 mil, porém há 20 anos atrás esse número era de 760 mil baleias Minke no mundo.

A baleia que está na segunda colocação é a baleia Espadarte, também conhecidas como Sei. Essas baleias foram caçadas em excesso nos anos 60 na Antártica. O Japão é um dos maiores caçadores, para fins científicos. Estima-se que no norte da Terra existam entre nove mil e vinte e oito mil Espadartes.

A baleia Bryde é geralmente encontrada nos oceanos tropicais e subtropicais. Durante muito tempo essas baleias foram confundidas com as baleias Espardate. A Bryde foi mais explorada entre 1970 e 1986, quando sua caça foi proibida. Atualmente ambientalistas e cientistas tem estudado se a espécie esta em extinção.

Uma das espécies mais conhecida no mundo é a baleia Jubarte. Apesar desta espécie ter sido muito caçada no passado, atualmente sua população vem crescendo em algumas regiões do mundo, no Hemisfério Sul há mais de 30 mil, mesmo assim, para os ambientalistas o número ainda é considerado baixo.

A baleia que ficou conhecida com a história de Moby Dick, são as baleias Cachalote, são as únicas grandes baleias que tem dentes. Esta espécie é caçada desde o século XVII, quando seu óleo era usado para abastecer lâmpadas nos Estados Unidos e na Europa.

Depois da baleia Azul, a maior espécie é a da baleia Fin. Estas duas espécies são muito semelhantes geneticamente. A baleia Fin foi muito explorada na caça recente, especialmente na Antártica e no norte do Pacifico. No sul, apresentam alguns sinais de recuperação. A espécie é classificada como ameaçada de extinção.


Foto: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1448_baleia/index.shtml

4 comentários:

Giulia Smania disse...

Oi Lelê!
Adorei muito a sua postagem...como te falei adoro falar de animais!=)

Está super bem escrito...uma graça...gostei mesmo menina!


Bjinho

Carolina Medeiros disse...

tb gostei lelê!
adoro baleias que nem criança adora golfinhos, sabe?
haha
bjos

Anônimo disse...

Achei uma buceta cabeluda..
menina sua mongoolóóide!!!
filha de um jegue nordestino


beeijinhos no cuzinho azulzinhoo
:***


biscathooona

Anônimo disse...

Oiiiiiii...
lelê achei isso daqui uma merda
a baleia mais caçada é essa foto ai
que tem mais um monte de baleia perto de vc??/
Sabe que eu quero te manda chupa um prego.. Sua bucetuda
tchutchuca treme o bumbum..treme, treme e treme
ashdashdusahdiahsdihasidhaidhiash

Sua vaca leiteira
coloca umas coisas mais legais
como de outros animais
nao precisa fika divulgando vc (baleia)..

Bjos pra vc amiga

=****