segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Corte britânica aponta erros em documentário de Al Gore.


De acordo com o site da bbc, um juiz da alta corte britânica, anunciou que o documentário de Al Gore, "uma verdade inconveniente", tem nove erros. O documentário, que além de ter ganhado um Oscar esse ano, rendeu ao ex-presidente americano o prêmio Nobel da Paz. O filme foi analisado a pedido de um diretor de uma escola inglesa, que se recusou a reproduzir o documentário.


O juíz Burton analisava se o documentário, que sustenta a tese que o aquecimento global é causado pela ação humana, poderia ser exibido em salas de aulas no Reino Unido. A sentença condenou o documentário como sendo tendencioso e contendo nove erros. O juiz liberou que o filme seja exibido nas escolas, contanto que os professores indiquem e expliquem quais são esses erros.


Um dos erros apontados no documentário seria que o nível do mar subiria mais de 6 metros por causa do derretimento do gelo na Antártida e na Groenlândia. Porém indícios apontam que o derretimento de gelo na Groenlândia aumentaria o nível do mar em apenas milímetros.


Outro erro indicado seriam ursos polares que teriam nadado uma longa distância à procura de um ambiente frio e teriam morrido afogados, porém estudos científicos indicam que eles se afogaram devido a uma forte tempestade.


O analista de meio ambiente da BBC, Roger Harrabin, afirma que "essa decisão seria embaraçosa para Al Gore e levaria o público a refletir sobre a validade das evidências científicas em torno do Aquecimento Global". Todavia o secretário da Infância, Escola e Família da Grã-Bretanha, Kevin Brennan, deixou claro que os argumentos centrais do documentário não são questionados.


Fonte: BBC
Foto: foto oficial de divulgação do documentário.

3 comentários:

Giulia Smania disse...

Oi Carol!

Adorei o seu post..principalmente por ser um tema que eu desconhecia!
Se os erros não mudam a idéia central do documentário porque todo esse escarcéu,né?!

Parabéns..está bem escrito também Carol!

Beijos

Letícia Dal' disse...

Que foda!
Assunto bom. Burro quem fez o documentário.
Adorei o assunto.

Anônimo disse...

Quem estiver interessado no assunto deve fazer uma visita ao site www.iceagenow.com onde o escritor Robert W. Felix diz que, na realidade, estamos dentro de uma nova Era Glacial e não de aquecimento global. Felix é autor do livro "Not by Fire but by Ice" que começa a ser discutido em todos os meios acadêmicos.